Bem vindo!

Seja bem vindo ao blog oficial do Bloco dos Cão da Redinha. Venha fazer parte também desse bloco que todo ano sai com muita alagria e irreverência!!! Deixe a sua tristreza de lado e venha ser um folião também!!!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Repotagem do Portal nominuto.com em 24 de fev. de 2009

Redinha se rende à folia dos Cão

Fazia um calor dos infernos quando o bloco saiu pelas ruas do bairro puxado pelo grupo percussivo Pau e Lata e por uma banda de metais.

Por Itaércio Porpino



Menino-cão posa para a câmera.
A chuva, que desde o sábado de carnaval não dava trégua ao natalense, cedeu lugar ao sol nesta terça-feira (24) para a entrada em cena dos Cão.

Fazia um calor dos infernos quando o bloco saiu pelas ruas da Redinha puxado pelo grupo percussivo Pau e Lata e por uma banda de metais, na maior animação.

Como todos os anos, os foliões que participam da brincadeira chegaram logo cedo, por volta das 8h30 da manhã, para o mergulho na lama do mangue.

Famílias inteiras — crianças, jovens e idosos — participam, e sem gastar nenhum tostão. Muitos dizem ser essa, inclusive, a chave do sucesso e longevidade da brincadeira, que já tem tanto tempo (mais de 20 anos) que poucos lembram quando começou.



O “abadá” é de graça — confeccionado na hora e sob medida. “É só entrar ali (no mangue) e vestir”, diverte-se a foliona Maria dos Santos, fazendo troça das micaretas privadas.

Como ela, boa parte das pessoas que saíram nos Cão nesta terça-feira de carnaval participa da brincadeira já há alguns anos. Mas todo ano o “inferno” aumenta em quantidade de cão.



A dona de casa Geisa Tertuliano da Silva brincou pela primeira vez este ano. E também permitiu que as filhas, Evine, de 7 anos, e Isabela, de 5, também brincassem na companhia do pai.

“Elas sempre pediam para participar, mas eu tinha medo de que pegassem alguma doença”, disse Geisa.



Doença que nada! Carlos de Souza Coelho, o popular “Japão”, brinca todos os anos e diz que a lama do mangue faz é bem. “É um remédio, e sem contra-indicação”. Para quê? “Para a tristeza, pelo menos”.

Ah, isso é. Pense numa turma disposta! E criativa. Para melhorar a caracterização, capa, rabo, chifres e tridentes, que também não precisa comprar. Podem ser feitos de galhos da vegetação do mangue mesmo.



A brincadeira entrou pela tarde, terminando, para muitos foliões, com um refrescante banho de mar. Outra farra igual, só no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário